Boas caros leitores!
O que é a depressão ?
"A depressão é uma perturbação do humor caracterizada por um conjunto de sintomas, que incluem tristeza e/ou diminuição do interesse pela realização de tarefas, perda de apetite, alterações do sono, fadiga e perda de energia, sentimentos de desvalorização ou culpa excessiva, visão negativa e pessimista da vida, alterações da memória e concentração, dificuldade em tomar decisões e ideias suicidas." (http://www.clinicadesaudementaldoporto.pt/)
Não estou aqui para descredibilizar esta doença psicológica, pois acredito que em alguns casos é real, algumas pessoas possuem muitos problemas, estão sujeitos a múltiplos factores que as leva a ficarem de tal forma.
Não percebo é o restante destes Indivíduos que se intitulam de Depressivos, e usam só como uma desculpa para não lidarem com os seus insignificantes problemas, sim digo insignificantes, pois essas pessoas não estão sujeitas a problemas deveras graves.
Problemas tais como a fome, doenças terminais, catástrofes naturais, guerra, entre outros.
Se alguém que esteja a ler isto acha que os seus problemas são suficientes para estarem na "moda", sim na moda não me enganei ter depressão está na moda nos dias que correm, digam-me quem vive as seguintes situações tem razões para que?
Fome!
Esta criança vive problemas maiores do que quem é depressivo, mas ela não entrou nessa moda, porque?
A resposta é simples, esta mais preocupada em conseguir alimento do que lamentar não o ter.
Guerra!
Quem vive diariamente num cenário de guerra não tem tempo para ficar deprimido, esse tempo é passado a tentar apenas a sobreviver.
Doenças!
Pessoas que sofrem com doenças terminais dolorosas muitas vezes não ficam deprimidos, apesar de terem muitas razões para tal, não o ficam, simplesmente porque não possuem tempo para tal.
Caros amigos se deprimem-se por não ter dinheiro para pagar as contas, porque a vida não corre como querem, porque o vosso namorado/a o deixam, pensem bem se esses problemas valem mesmo a pena a destruição da vossa vida.
Como anteriormente referi muita gente tem esse direito, o direito a tar deprimido, pessoas que perdem membros, pessoas que perdem tudo em catástrofes naturais, doenças terminais, fome, guerra.
Agora falta de dinheiro não é razão para tal, não é razão para se aproveitarem de uma doença que em alguns casos é extremamente grave.
Antes de afirmarem que estão deprimidos, pensem no que se passa no resto do mundo!
Miguel